Psicometria (parapsicologia)

Nota: Se procura o termo utilizado em Psicologia, consulte Psicometria (Psicologia)

Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é um termo cunhado pelo médico americano Joseph Rhodes Buchanan, em meados do século XIX (1849), para designar a faculdade extrassensorial que alguns poucos indivíduos possuem para extrair o conteúdo de algum objeto ou ambiente impressos fora de nossa realidade física. Metafisicamente falando, o indivíduo seria capaz de captar os eventos pregressos em que o objeto ou ambiente estiveram inseridos através de uma volição psíquica, na qual tudo o que está oculto para a maioria dos seres se descortina perante o indivíduo.

Para a Doutrina Espírita, essa capacidade de extrair do ambiente ou coisa a sua realidade ou conteúdo é uma rara faculdade mediúnica.

Em "Enigmas da Psicometria"[1], o pesquisador psíquico italiano Ernesto Bozzano nos dá uma informação adicional importante: dentre as diversas pessoas que, ao longo do tempo, possam ter possuído ou manipulado um objeto do qual o médium colhe as impressões, este sentirá com mais força os conteúdos mais ativos e de maior apelo em relação a ele próprio. A este aspecto do fenômeno Bozzano chama de afinidade eletiva.

O médium com habilidade de psicometria mais rigorosamente submetido a investigação científica foi o engenheiro polonês Stefan Ossowiecki (1877-1944), sendo que o registro de tais investigações, que constam dos anais de sociedades de pesquisas psíquicas, está disponível ao público na reprodução comentada de obra recentemente publicada em inglês. [2]

  1. BOZANNO, Ernesto. Os Enigmas da Psicometria. FEB. ISBN 8573281537
  2. BARRINGTON, Mary Rose, STEVENSON, Ian e WEAVER, Zofia. A World in a Grain of Sand - The Clairvoyance of Stefan Ossowiecki. Jefferson, NC: Mc Farland and Company, Inc, 2005.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search